A lagarta do pinheiro
Inicio de Novembro a Fevereiro
Estamos em plena campanha de prevenção contra a processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) e desde Ecosisstemas queremos transmitir informação relacionada com os diferentes métodos de prevenção e controlo desta praga, destacando abaixo as ferramentas disponíveis no nossos serviços :
ARMADILHA.
Opção baseada na criação de barreiras físicas e na utilização de feromonas, para interferir diretamente no ciclo de vida da processionária, com a consequente diminuição dos indivíduos pragas (tanto na época atual como na próxima). Ferramenta recomendada nos casos em que não se pretende utilizar substâncias naturais e/ou químicas para controlar a praga.
Neste contexto, o protocolo de ação envolve a utilização combinada de duas ferramentas como:
PROCESSAtrap Expert + feromona:
sendo uma ferramenta indicada para a captura de adultos da processionária do pinheiro, que ocorre na época de retorno (Maio a Setembro), sendo esta a data indicada para a montagem da armadilha.
PROCESSatrap Collar:
complemento perfeito para controlar a descida das lagartas processionárias do pinheiro, a partir da captura das mesmas à medida que fazem o percurso pelo tronco dos exemplares com incidência. A data indicada para a colocação da armadilha corresponde aos meses de dezembro – janeiro, recomendando-se a sua remoção a partir dos meses de abril – maio.
* A utilização combinada destas duas ferramentas reduz significativamente a população de pragas na campanha actual, bem como nas gerações futuras.
TRATAMENTO ABRANGENTE DE BIOCONTROLO.
Novidade no nosso catálogo, apostando na inovação para formas mais respeitosas e sustentáveis de lidar com o tratamento de pragas e doenças das plantas. É a opção adequada para aqueles locais onde não são desejados ou permitidos tratamentos baseados na utilização de produtos químicos convencionais. Este protocolo integra produtos formulados com extratos botânicos e substâncias base de eficácia comprovada no controlo de insetos praga.
* O momento correto para realizar o tratamento de biocontrolo abrangente corresponde ao período entre os meses de setembro e outubro. Momento em que as larvas se encontram nos estados iniciais anteriores à formação da bolsa.
ENDOTERAPIA. Única opção que utiliza a utilização de produtos fitossanitários autorizados para o controlo da processionária do pinheiro, através da técnica de aplicação direta no tronco com dispositivos Fertinyect. O momento adequado para a realização dos tratamentos endoterápicos corresponde ao período compreendido entre os meses de setembro e outubro.
Para mais informações, não hesite em contactar a nossa equipa de especialistas ECOSSISTEMAS Wats ap 918798521 ou ecogrupo@ecossistemas.com

Comentários